A Reabilitação, compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas, em qualquer fase do ciclo vital, perante doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas, de forma a maximizar o seu potencial funcional e a sua independência. Os objetivos gerais são melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, deste modo, preservar a sua autoestima.
O ato de cuidar é uma capacidade inerente ao ser humano, mas, no caso do indivíduo com sequelas graves, assume especial complexidade pelo que a intervenção especializada do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação revela-se essencial, com efeitos na qualidade de vida do utente e família/pessoa significativa e, em última análise tradutora de ganhos em saúde. Deste modo, sempre que existe um evento que acarrete alguma limitação ou incapacidade, os cuidados de reabilitação assumem um papel de relevância, tendo como objetivos a maximização do potencial de reconstrução da autonomia, quer no sentido de recuperar o nível de independência prévio, ou adaptar a pessoa à sua nova condição de saúde. Assim, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, cria, implementa e monitoriza planos de Enfermagem de Reabilitação diferenciados, baseados nos problemas reais e potenciais de cada pessoa. O nível de conhecimentos e experiência acrescida, permite que possam ser tomadas decisões relativas à promoção da saúde, prevenção de complicações secundárias, tratamento e reabilitação, maximizando o potencial da pessoa.
A atuação poderá ser a nível: Neurológico (ex. AVC, …); Respiratório (ex. doenças dos pulmões, …); Cardíaca (ex. doenças do coração; pós cirurgia cardíaca…); Ortopédica (ex. cirurgia joelho, anca, fraturas…); entre outras situações de deficiência ou incapacidade, quer em utentes idosos e com doença oncológica (ex. perda massa muscular, desuso…). Para isto, são utilizadas técnicas e tecnologias específicas de reabilitação, de forma a que seja garantido o direito à dignidade e à qualidade de vida.
Em suma, o Enfermeiro de Reabilitação permite ao corpo que se recupere a si mesmo, através de várias técnicas não invasivas. Ajuda a cuidar da pessoa com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida e em todos os contextos da prática de cuidados, promove a funcionalidade e desenvolve as aptidões da pessoa, tornando-se num pilar da prestação de cuidados de enfermagem especializada.